SESSÃO COACHNG

A sessão de coach acontece sob um dialogo claro e honesto, deve respeitar a qualidade do ambiente, local tranquilo, seguro e principalmente, sem intervenções, sempre sob o pacto de responsabilidade, comprometimento e confiança, pois ambos devem concordar com os resultados e forma de atingi-los, devem juntos identificar os obstáculos e a forma de resolver, e precisam sustentar o ideal de responsabilidade, comprometimento e respeitos aos princípios absolutos do Coaching.

Sob uma visão sistêmica, as sessões de coaching, normalmente acontecem respeitando 7 etapas: 

  1. Situação atual;
  2. Situação Desejada;
  3. Estratégia e Inteligência (Indicadores de Sucesso, Recursos/Competências e Plano de Ação/Superação);
  4. Ações Estratégicas, Inteligentes e Coordenadas;
  5. Resultados;
  6. Aprendizagens;
  7. Melhorias (Ciclo da Excelência).

 As sessões  de coaching contam com alguns parâmetros, para acompanhar a evolução do processo, como por exemplo, a capacidade de Enfrentar desafios; Resolver problemas; Ter uma atitude mental mais positiva e; Promover ações criativas e menos reativas. São alguns dos compromissos do Coach:

  • Ouvir na essência
  • Fazer perguntas focadas, identificar os seus valores essenciais
  • Fazer reflexões sobre o que está discutido
  • Estimular a postura de integridade pessoal
  • Criar o situações desafiadoras e motivadores
  • Saber onde o coachee esta e onde ele quer ir.
  • Ajudar o Coachee a desenvolver uma forte estratégia e plano de ação para assegurar o resultado
  • Entender a fundo qual a estratégia seu coachee está traçando
  • Reconhecer que seu coachee tem as respostas e esta seguro para resolver os problemas e alcançar objetivos.

As sessões no processo de coaching são feitas através de encontros semanais, quinzenais ou mensais, não tem uma duração fixa, podem variar de 1 a 2 horas por encontro, durante um período que também varia de 3 a 6 meses. Durante este tempo o Coach estimula o cliente a identificar seus valores essenciais, demonstrá-los, desafiá-los utilizando as ferramentas e técnica certa para cada etapa do processo, o objetivo sempre será a criação de uma visão do futuro que encoraje o coachee a aplicar toda sua energia para construção deste objetivo.

As sessões podem ser feitas presencialmente ou via skipe, o José Roberto por princípio adota a forma presencial, pelo menos nas primeiras sessões, para garantir a técnica de rapport, onde o mesmo considera a mais importante em um processo de coaching.

 


 PRINCIPIO ABSOLUTOS DO COACHING

  • Suspender todo o tipo de julgamento

O Coach compreende e respeita o modelo de mundo de seu cliente. Portanto, a ausência de julgamento é fundamental para promover mudanças na vida dos coachees da forma e maneira que eles almejam, e não da maneira que o Coach considera correta.

  • Pacto de comprometimento e responsabilidade

Não existe processo de coahing empurrado “Goela Abaixo”, ambos devem estar comprometidos. O coachee define suas metas e forma para mensurar o resultado, o Coach utiliza de procedimentos competentes a classe de Coach profissional, a metodologia testada e comprovada.

  • Foco no futuro

O Coaching possui uma abordagem focada na conquista de objetivos que promovam mudanças positivas e duradouras na vida dos clientes. Para isso, o processo explica que, para chegar ao estado desejado, é preciso fazer acontecer.

  • Ação

Entrar em ação significa ir além. O conhecimento nos inspira a mudar e a prática nos leva a transformar. Portanto, tudo só valerá a pena se houverem ações específicas e constantes.

  • Confidencialidade e ética

O Coaching é uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Portanto, os conteúdos abordados na sessão pertencem exclusivamente ao cliente, e tudo o que é compartilhado pelo coachee durante a sessão é confidencial. Sendo assim, o Coach precisa mostrar ao Coachee que ele está em um ambiente seguro, para que este possa ficar à vontade para falar sobre suas experiências.


<<          >>


Sessão Coaching