Cuidados ao contratar o Coach

A metodologia empregada em um processo como o Coaching é altamente especializada e largamente utilizada para garantir a melhora no desempenho das organizações e, principalmente, no desenvolvimento de pessoas. É necessário fugir das “armadilhas” e optar pelo atendimento de qualidade e resultados.

 

Aliança Estabelecida

O processo de Coaching é uma parceria, é muito importante que o Coach, discuta com seu cliente/coachee, no início do programa de que forma será realizada o seu processo. O coach deve ter total interesse de saber como o cliente/coachee se interessa pelo processo, lembrando que é de fundamental importância o comprometimento do coachee, não há processo de Coaching por obrigação.

 

Cuidado com os coaches sem embasamento teórico e técnico

Muitos profissionais estão pegando “carona” e se intitulando coach, mas sem embasamento técnico algum, prejudicando a integridade de um processo que é seriamente desempenhado, lembre-se Coaching, não é Mentoring, não é treinamento, não é terapia.

O Coach pode ter outras formações mas necessariamente ele deve ter a formação especifica de Coaching, este profissional, quando certificados por órgão renomados, além de sua experiência, possui uma supervisão/mentoring a sua disposição para garantir a qualidade e integridade do processo.

 

Fugir de pseudoprofissionais

Ao contratar um profissional, você precisa ter a certeza de obter total garantia de qualidade e profissionalismo, pois quando falamos em Coaching, falamos de performance. Esse processo deve potencializar o seu desempenho em diversos aspectos, sejam eles profissionais ou pessoais. Por isso, a qualidade do coach é uma condição essencial para o seu sucesso.

E lembre-se, um profissional despreparado e inexperiente será incapaz de conduzi-lo ao resultado almejado, o que poderá gerar insatisfação, desmotivação e perda do investimento empregado.

 

Certificação com reconhecimento internacional

Existem centenas de órgãos internacionais criados nos últimos anos para confundir o consumidor e emitir “pseudoatestados” de respaldo e credibilidade. Cuidado! Antes de avaliar um Coach, verifique as informações da instituição  que o Coach está certificado,  quais contribuições e credibilidade possuem junto às empresas e ao mercado.

Não se deixe enganar por empresas que utilizam informações que não comprovam sua capacidade e ética para oferecer a formação em Coaching. Pesquise, analise e busque indicações, até sentir-se seguro e confiante para realizar esse investimento.

 

Coaching não é autoajuda!

No Coaching, conceitos como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e sucesso aparecem com frequência. Como esse vocabulário é amplamente utilizado pela literatura de autoajuda, há quem confunda uma prática com a outra. Contudo, essa relação não existe. Veja por quê:

  • O que comumente chamamos de “autoajuda” não constitui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática. O rótulo de “autoajuda” costuma ser  aplicado a autores com diferentes backgrounds e formação, que desenvolvem suas próprias  “fórmulas” por meio das quais, supostamente, os indivíduos irão atingir determinados fins, por exemplo: enriquecer, ter sucesso, ser mais feliz, viver melhor, etc.
  • O Coaching, ao contrário, possui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática.
  • O Coaching não utiliza “fórmulas” – utiliza metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meio de pesquisas.
  • O Coaching não utiliza palavras como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e sucesso de forma vaga ou superficial, pois ele é fundamentado em conceitos que derivam da Psicologia Positiva e de outras fontes reconhecidas e respeitadas de conhecimento científico.
  • O coach não promete resultados milagrosos. Ele desafia o cliente a descobrir e a utilizar ao máximo o seu potencial – e, ao fazer isso, o coachee atinge resultados que podem até mesmo superar suas próprias expectativas.
  • O Coaching potencializa o auto conhecimento.

 

Comprometimento do Coachee

Novamente destacamos este ponto, pois o processo de Coaching e uma relação de confiança, somente terá o sucesso se houver total comprometimento dos envolvidos, inclusive o coachee, deve estar preparado para cumprir os princípios absolutos do Coaching.


<<          >>


Cuidados ao contratar o Coach